Scancio  Selection 

Vinho Regional Alentejano - Tinto 

História

O Projeto Scancio tem inicio em 2007, quando José Santanita - um dos mais renomados Escanções "Sommelier"  portugueses - reconhece, através de vinhos únicos e exclusivos, a importância do trabalho dos profissionais ao serviço do vinho no mundo. Desde então são lançados vinhos de assinatura SCANCIO e, em anos especiais , o Private Selection . Na antiga Roma o Sommelier era conhecido como SCANCIO, e desde aqueles tempos proporcionava felicidade a todos os que desejavam desfrutar do néctar dos deuses. 

 

Winemaker: José santanita 
País / Região: Portugal / Alentejo 
Terroir: Herdade Monte da Torre de Sepúlveda 
Castas: Touriga Nacional; Syrah e Alicante Bouschet

Estágio: 12 meses em barricas novas de 300Lt de carvalho francês da Seguin Moreau e 12 meses em garrafa.

Vol. % Rótulo : 14%

Método de Vinificação

Método clássico de fermentação com desengace e contato pelicular pré-fermentativo seguido de aplicação de leveduras secas activas. Fermentação a 30°C nos primeiros 2/3, e baixando para 20°C durante o último 1/3. Durante todo o processo fermentativo são feitas 2 remontagens diárias utilizando em cada uma delas metade do volume contido na cuba. Após a fermentação alcoólica é mergulhada a manta durante 30 dias, durante os quais se procede à extracção dos taninos suaves, à fermentação maloláctica e estabilização natural do vinho.  
Estagia 12 meses em barricas novas de 300Lt de carvalho francês da Seguin Moreau e 12 meses em garrafa.

 

Notas de Prova

Vermelho escuro brilhante, com um equilíbrio harmonioso entre a fruta vermelha, especiarias e notas de madeira nova. Na prova é muito elegante, rico, com uma grande estrutura, mas macio, com um longo, intenso, persistente e elegante final.

 

Como Servir

“Vinho é sem dúvida uma bebida mágica cheia de mistérios... Ele como um ser vivo, nasce, vive e morre... Há que encontrar o momento certo! Una ao vinho a companhia certa, harmonize com a música certa, porque todos os momentos são perfeitos. Faça os seus dias valerem das lembranças e beba um grande vinho...” (José Santanita)