Arroz de Pato à antiga harmoniza com Scancio Reserva Tinto 2015. Aprenda a receita do Chef Zézinho.

Ingredientes para 8 pessoas:

1 pato com cerca de 2,5kg

3 chávenas de arroz carolino

1 chouriço

1 pedaço de bacon com cerca de 200g

2 cenouras

1 alho francês

1 cebola

1 laranja

sal e pimenta q.b.

Queijo da Ilha q.b.

1 molho Hortelã

Colorau Qb

Preparação:

Tempere o pato com sal e pimenta e coloque-o num tabuleiro com grelha - para que o pato ao assar deixe escorrer a gordura. Leve depois a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas.

Quando o pato estiver assado, retire-o do forno e deixe-o arrefecer um pouco antes de o desfiar, reservando não só a carne, mas também ( e à parte) os ossos e as peles.

Coloque novamente os ossos as peles e a carcaça do pato no forno e polvilhe com colorau, deixe cozinhar a 180º durante 30 minutos.

depois retire o tabuleiro do forno e coloque tudo uma panela, junte ao caldo dos ossos, água, um molho de hortelã a cebola em meias luas, o alho francês e cenoura em rodelas o chouriço e o bacon inteiros . Tempere de sal e pimenta e deixe ferver em lume brando até caldo estar apurado. Vá provando, rectificando os temperos e acrescente água ou vinho branco se necessário.)

Depois do caldo pronto, retire o chouriço, o bacon e as rodelas de cenoura e reserve. Coe o restante caldo e meça-o, de modo a obter 6 chávenas (se não tiver 6 chávenas acrescente um pouco de água a ferver).

Coloque depois as 6 chávenas de arroz num tacho e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido toda a água. Desligue.

Num pirex ou tabuleiro de forno grande (no meu caso fez 2 tabuleiros grandes) coloque metade do arroz, cubra-o com o pato desfiado e termine com o restante arroz. Por cima disponha o chouriço e o bacon previamente cortado em pedaços, assim como as rodelas de cenoura.

Rale queijo da Ilha por cima do arroz, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado e crocante.

Sirva com uma salada e rodelas de laranja.

(Se for para preparar de véspera, deixe a parte de alourar no forno - e aquecer - apenas para a altura em que o for servir. E o arroz congela muito bem depois de pronto, ficando com uma refeição feita para uma emergência!)

Compre os nossos vinhos AQUI


Posts Em Destaque